domingo, 4 de outubro de 2015

Concreto permeável.

        A empresa Britânica Lafarge Tarmac desenvolveu um novo concreto permeável, que pode ser utilizado para evitar a ocorrência de inundações e impedir a formação de poças de água, tornando a via mais segura. O material, ainda em testes, é batizado de TopMix Permeable.
    Um vídeo divulgado pela companhia mostra o momento em que o pavimento de um estacionamento infiltra quatro mil litros de água em poucos segundos depois que o líquido atinge o solo (veja abaixo).

       O material possui sistema de drenagem que permite que a água passe pelo concreto poroso e entre águas subterrâneas em poucos minutos. O próprio asfalto também funciona como reserva de água durante inundações ou chuvas intensas, além de manter temperatura baixa em dias de calor.
    De acordo com a companhia, a única exceção para aplicação do material em obras de pavimentação diz respeito aos locais com temperaturas muito baixas, que poderiam ter a água congelada e, por consequência, a ocorrência de danos nas vias.
         O material em testes objetiva extinguir também formação de poças de água, tornando a via mais segura.
         A nova tecnologia foi desenvolvida a partir do concreto permeável já existente há 50 anos, com reformulação para que os locais onde for aplicado o material suportem o peso de veículos.

Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/tecnologias-sistemas/video-empresa-britanica-cria-cimento-permeavel-364429-1.aspx

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...