sábado, 27 de dezembro de 2014

Canal da Nicarágua, considerado a maior obra de engenharia do mundo, começa a ser construído

O Governo de Nicarágua, na América Central, lançou na última segunda-feira (22) a pedra fundamental das obras do Grande Canal da Nicarágua, que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico em um percurso de 278 km de extensão. O empreendimento, orçado em 50 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 133 bilhões, será três vezes maior que o Canal do Panamá e é considerada a maior obra de engenharia do mundo.
Com prazo de execução das obras estimado em dez anos, o projeto será executado pelo Hong Kong Nicaragua Canal Development (HKND), consórcio internacional que tem à frente a chinesa Beijing Xinwei Telecom Technology Co, que também irá operar o canal por 50 anos.
O canal transoceânico terá largura oscilando entre 230 e 520 metros e profundidade de 30 metros. As obras serão iniciadas com a abertura de estradas em direção à comunidade Rio Grande e a instalação de frentes de trabalho que facilitem a execução dos serviços. Além do canal, serão construídos dois portos, um aeroporto, um parque industrial e um centro turístico.

De acordo com a empresa britânica de consultoria Environmental Resources Management (ERM), contratada pelo consórcio, aproximadamente 29 mil pessoas serão desalojadas. Agricultores, comunidades indígenas e entidades ambientalistas estão se manifestando contra o projeto, uma vez que o canal cortará ao meio o Lago Nicarágua, principal fonte de água doce da América Central.
A previsão é de que as obras empreguem 250 mil pessoas direta e indiretamente.

fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/Transporte/canal-da-nicaragua-considerado-a-maior-obra-de-engenharia-do-335387-1.aspx

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...